Escolha uma Página

A nova campanha de uma empresa americana no segmento de treinamentos promete que você pode “ser um profissional de marketing” se usar o produto deles. Infelizmente, não é tão fácil assim.

Embora o marketing seja um jogo que você pode se destacar na medida em que aprende e continua atual, o uso do produto de alguém não o torna automaticamente um profissional de marketing, mesmo se você estiver enviando campanhas por e-mail.

Ser um profissional de marketing não é tão simples quanto usar um produto.  Ainda mais um profissional de Marketing de uma empresa que precisa melhorar seus resultados.

Existem uma variedade de estratégias de marketing que você deve implementar se quiser permanecer no topo do seu jogo de marketing.

Abaixo, você encontrará várias estratégias que ajudarão você a alavancar os resultados de sua empresa. Estas estratégias foram enviadas pela Agência de Marketing Digital Webtrends.

Nota: se você ainda não determinou as personas de seu comprador e criou o calendário no qual você conectará essas estratégias, comece primeiro por estes passos.

Depois de descobrir quem estará recebendo os seus esforços de marketing e com que frequência, continue com essas dicas!

  1. Reivindique sua empresa on-line

Há uma piada na comunidade de marketing digital que é uma brincadeira com uma antiga consulta filosófica: “Você existe se o Google não sabe?”

Piada ou não, esse é um problema real. Se você tem um negócio, mas não está listado no Google, é possível que não exista.

Você existe se o Google não souber que você faz?

Felizmente, o Google facilita a correção disso:  acesse a Internet e reivindique sua empresa. Confirme todas as informações listadas.

Dessa forma, quando as pessoas fazem uma pesquisa on-line, suas informações são exibidas e fornecem uma maneira rápida e simples de entrar em contato com você por telefone, email ou URL. 

  1. Otimize seu conteúdo

Primeiro, descubra suas palavras-chave. Em seguida, verifique se você está realmente usando essas palavras-chave em seu site (mas não as coloque em qualquer lugar.)

Por fim, verifique se o conteúdo que você está produzindo está alinhado com os tópicos que seus clientes em potencial estão procurando.

Isso significa que, se você estiver vendendo soluções de segurança de dados, deverá escrever conteúdo sobre soluções de segurança de dados.

Isso significa que cada página do seu site deve discutir o problema de segurança de dados e falar sobre a solução que você fornece.

Como mencionei acima, se o Google não conseguir encontrá-lo, é possível que você não exista.

O Google não o encontrará se você não estiver falando sobre os problemas que está resolvendo para seus consumidores. 

  1. Entre nas plataformas de mídia social

Você precisa estar onde seu público está, e a maioria deles estão nas plataformas de mídia social – especialmente LinkedIn, Twitter, Instagram e Facebook.

Inscreva-se em uma página ou conta comercial e comece a compartilhar seu conteúdo e outros conteúdos selecionados por outras fontes – apenas certifique-se de que é algo que seu público ache atraente.

Não esteja nas mídias sociais apenas para estar lá – esteja lá para se envolver com outras pessoas, participar da comunidade social e conversar com seus consumidores quando eles conversarem com você ou sobre você.

É como fazer amigos na vida real: você não pode fazer isso a menos que realmente se importe com eles. 

  1. Fique na frente das pessoas

O marketing por trás da tela do computador só pode levá-lo tão longe. O que você está fazendo para chegar à sua comunidade?

Os esforços de marketing digital podem lançar uma rede que viaja por toda parte; não há comparação entre apertar a mão de alguém e dar-lhe uma impressão favorável de você, seu pessoal e sua empresa.

Aqui estão algumas maneiras de se aproximar das pessoas: envie um funcionário para eventos e conferências em rede e peça que eles se apresentem e comecem a construir relacionamentos.

Encontre uma causa comunitária e envolva-se com sua equipe para mostrar que você se importa com a comunidade como um todo e não apenas com os negócios.

Aprenda sobre os grupos de networking em sua área e patrocine um deles.

Divulgue seu nome e representantes, porque, embora os esforços de marketing digital possam lançar uma rede que viaja por toda parte, não há comparação entre apertar a mão de alguém e dar-lhe uma impressão favorável de você, seu pessoal e sua empresa.

Você deve alocar tempo e recursos para ambos. 

  1. Não se esqueça do email

E-mail não está morto, pessoal.  Com o marketing de mídia social, apenas uma pequena porcentagem do seu público-alvo vê sua mensagem.

Quando você envia uma campanha por email, pode ter certeza de que a grande maioria do seu público-alvo realmente vê o email na caixa de entrada.

Cabe a você tornar o e-mail atraente o suficiente para que seu público-alvo queira abri-lo, mas sua rede é menor e mais direcionada a uma campanha de e-mail.

Se alguém estiver disposto a fornecer seu endereço de e-mail, está mais perto de se tornar um comprador do que estaria se apenas “gostasse” de sua página no Facebook. Use seus esforços aqui de acordo. 

  1. Crie Conteúdo Fechado

O conteúdo bloqueado é uma parte importante do conteúdo, como um e-book, white paper ou guia que os consumidores em potencial podem acessar apenas fornecendo suas informações primeiro.

O objetivo do conteúdo fechado é fornecer algo de valor ao seu público gratuitamente.

Por sua vez, eles fornecem suas informações de contato como um potencial líder.

Com base no que sua empresa faz, você deve descobrir que tipo de conteúdo seria bom para você doar – e não tenha medo de dar muito.

Como profissional de marketing, ocasionalmente dou aulas gratuitas de marketing em mídias sociais.

Pode parecer que eu estou dando às pessoas as ferramentas para fazer as coisas sozinhas e  não para me usar, mas, pelo contrário, muitas vezes mostra às pessoas exatamente como o marketing de mídia social é intensivo em tempo e trabalho.

As pessoas aprendem por si mesmas, recebem lições que as beneficiam e também percebem que podem precisar da minha ajuda em algum momento.

Junte algo valioso para o seu público e eles confiarão em você com os negócios deles … agora ou em algum momento no futuro. 

  1. Anuncie Online

A publicidade on-line paga, como no Adwords ou no Facebook, nunca deve substituir a criação orgânica de público-alvo. Deve servir apenas como um impulso.

Se o seu público não gostar do que você está publicando organicamente, ele não gostará do que você está publicando como um anúncio patrocinado.

Se o seu público não gostar do que você está publicando organicamente, ele não gostará do que você está publicando como um anúncio patrocinado.

Dito isso, use publicidade paga conforme seu orçamento permitir, mesmo que isso o mantenha em boas graças a plataformas como Google e Facebook.

Essas plataformas querem saber que você está contribuindo para os serviços que eles fornecem, portanto, é necessário pagar para jogar às vezes, mesmo que com bolsos pequenos.

Seja direcionado e estratégico com sua publicidade – não tente substituir seus esforços orgânicos por anúncios, mas procure apoiá-los.

  1. Contribua para a comunidade digital

Finalmente, envolva-se. Pense nisso: quando você encontra alguém pela primeira vez e faz perguntas sobre eles, e eles  nunca perguntam nada sobre você, você acha que eles são um pouco rudes, certo?

A comunidade digital não é diferente. As pessoas querem sentir que você se importa com elas e que elas são importantes para você.

Em vez de apenas falar sobre você o tempo todo, participe de conversas no Twitter e retweet as coisas de outras pessoas.

Siga outras empresas no Facebook e promova promoções especiais. Compartilhe conteúdo de seus clientes. Envolva-se e não faça tudo sobre você!

Hoje em dia, o marketing não está falando de você o tempo todo … está se saindo bem na sandbox digital com outras pessoas também.

  1. Fique atento as ações de Branding fora da internet

Embora a internet seja uma forma muito interessante para alavancar vendas e branding de sua empresa, as ações fora dela também podem ser muito importantes.

Sua marca precisa ser vista para ser lembrada. Este é um velho ditado que é valido hoje em dia e será sempre válido.

Uma opção interessante é oferecer brindes para seus clientes que eles possam sempre ter contato com sua marca.

Isso ajudará a sempre terem sua empresa em mente quando precisarem de seus produtos e serviços.

 Se você não sabe por onde começar com seus esforços de marketing, tudo isso pode parecer extremamente assustador.

Fazer um balanço dessas estratégias gerais dará a você uma maneira melhor de se comunicar com seus clientes e ajudará você a entender melhor o que eles estão procurando.

Se você gostou  das dicas dessa matéria, deixe seu comentário e sua opinião.
Forte abraço até a próxima.

Pin It on Pinterest