Escolha uma Página

O marketing não é uma grande novidade, existe desde a invenção do comércio. No passado, era feito no tradicional “de boca em boca”. Os comerciantes anunciavam os seus produtos nas praças, ruas e espaços públicos.

Com o passar do tempo o marketing ganhou novos contornos. Os meios escritos, o rádio, a televisão e mais recentemente a internet revolucionaram a publicidade. Atualmente existem dois tipos de marketing: o tradicional e o digital.

Você sabe dizer quais diferenças existem entre eles? Qual será o melhor para o seu negócio? É o que vamos mostrar nesse artigo, através da definição do que é marketing tradicional e o que é marketing digital. Falaremos também das tendências para esse segmento.

O que é marketing tradicional

O marketing tradicional é marcado por todas as estratégias por meios analógicos, como a televisão, o rádio e o jornal. Envolve também as estratégias de panfletagem, cartazes e anúncios afixados em locais públicos. Até pouco tempo, mais precisamente até antes do surgimento da internet, era a única forma de marketing possível.

Até hoje o marketing tradicional é utilizado, em grande escala, por empresas de todos os segmentos. Apresenta uma série de vantagens, com o grande alcance de consumidores. Pense, por exemplo, em um anúncio divulgado no intervalo de um grande jornal de televisão ou de uma partida de futebol.

No entanto, as vantagens dessa estratégia parecem poucas em comparação às desvantagens. Quantas pessoas são efetivamente atingidas por um anúncio em jornal, rádio ou televisão? Quantas dessas pessoas chegam a entrar em contato com o produto ou marca anunciada?

Um dos grandes problemas do marketing tradicional, sem mencionar o seu preço, que é alto, é a falta de dados que atestem a sua eficiência. Investir em marketing tradicional é como dar um tiro no escuro. Você paga pela campanha, mas não consegue acompanhar os seus resultados.

Por isso o marketing tradicional tem caído em desuso. As mesmas empresas que, no passado, investiam apenas em rádio e televisão, hoje estão investindo em campanhas publicitárias online. Um espaço muito mais amplo, dinâmico, com vantagens consideráveis.

O que é marketing digital

O marketing digital surgiu juntamente com a internet. Com o grande número de pessoas acessando a rede mundial de computadores, seja através de um computador, telefone, tablet ou qualquer outro dispositivo digital, as empresas vislumbraram uma grande oportunidade.

Mas o que é marketing digital? Trata-se de uma forma de marketing voltada para a internet, que permite o acompanhamento de resultados. Esse é apenas uma das vantagens do marketing digital. Ele é muito mais barato, eficiente e maleável. Se uma campanha não está indo bem, faça alterações na hora.

Um dos elementos essenciais do marketing digital são as métricas. Quando um vídeo publicitário é divulgado em uma rede social, por exemplo, o criador da campanha consegue ter acesso a uma série de informações, como número de visualizações, quantidade de cliques no link, tempo médio de visualização etc.

Sem falar na possibilidade de direcionamento da campanha, através da segmentação. Uma possibilidade que simplesmente não existe no marketing tradicional. Não é possível determinar para quem o anúncio de televisão será exibido. Mas, na internet, é possível escolher exatamente quem terá acesso ao conteúdo.

Todos esses diferenciais transformaram o marketing digital em uma das estratégias mais poderosas para empresa de todos os segmentos e tamanhos. O baixo custo para investimento faz com que esse tipo de marketing seja democrático. Com um orçamento baixo é possível fazer com que o nome da sua marca chegue a milhares de pessoas.

As estratégias de marketing digital não envolvem apenas os anúncios em redes sociais. São várias as estratégias, como criação de sites e blogs, tráfego orgânico (para conseguir clientes através do Google e similares), e-mail marketing e muito mais.

 

  • Anúncios publicitários

Os anúncios publicitários, no marketing digital, são aqueles criados especificamente para o ambiente virtual. São distribuídos através de sites, blogs, redes sociais e plataformas de vídeo. São otimizados e direcionados para públicos específicos, correspondente à persona do negócio (perfil do cliente ideal).

É possível encontrar anúncios publicitários dentro das redes sociais, por exemplo, como é o caso do Facebook e Instagram. Essas plataformas contam, inclusive, com gerenciadores de anúncios poderosos, que permitem a criação e otimização de campanhas.

 

  • E-mail marketing

O e-mail marketing consiste no envio periódico de material rico para uma lista de e-mails previamente colhida, seja de clientes que já realizaram uma compra, seja de clientes que demonstraram interesse na marca ao preencher um formulário de contato no site da empresa.

O envio do material deve ser constante e entregar conteúdo relevante, que realmente ajude o destinatário a resolver problemas do dia a dia. Junto com o conteúdo, geralmente existem links que levam diretamente ao site do proprietário da campanha, o que ajuda na atração de clientes.

 

  • Sites e blogs

Os sites e blogs permitem que a empresa mantenha contato direto com os seus clientes, através da divulgação de conteúdos ricos, informativos, como artigos. São materiais que permitem a criação de um laço mais próximo entre a empresa e o cliente. Vale a pena manter um blog de empresa.

 

O novo marketing: tendências para resultados incríveis

Uma das características essenciais do marketing digital é a sua maleabilidade. Não se trata de um modelo estático, mas sim de um modelo em pleno desenvolvimento. O novo marketing é atual, eficiente, barato e completamente personalizável para as necessidades do seu negócio.

Nos últimos anos, uma das formas de marketing digital mais poderosas tem sido o marketing promocional. Trata-se de uma forma eficiente de conseguir clientes e de garantir a fidelização, através da entrega de presentes altamente desejáveis, descontos, promoções e outros métodos. Vamos abordar esse conceito a seguir.

O que é marketing promocional

O marketing promocional é uma estratégia que visa aumentar o valor da empresa na percepção dos seus clientes. São várias as maneiras e técnicas empregadas para atingir esse objetivo. Entre elas podemos citar as técnicas de promoções, bônus, mimos, brindes personalizados, ofertas especiais etc.

Com o passar do tempo os profissionais da área de marketing digital se deram conta de que a forma mais eficiente de conquistar clientes é através do oferecimento de um ganho real. Trata-se de um investimento feito pela empresa, seja gastando dinheiro ou deixando de ganhar dinheiro em algum aspecto.

Ao realizar uma oferta, por exemplo, com valor diferenciado em determinado produto, a empresa consegue atrair um número muito maior de consumidores. As vendas aumentam e o lucro real também. O mesmo acontece com o oferecimento de presentes, sejam físicos ou em forma de bônus.

Quando o cliente se sente atraído para a marca, o valor de mercado do produto ou serviço aumenta. Por isso as empresas estão investindo cada vez mais nas estratégias de marketing promocional e marketing digital, tanto dentro da internet quanto fora dela.

Essas são as principais características do marketing tradicional, do marketing digital, conhecido como novo marketing.. Vale a pena explorar as técnicas e estratégias destes últimos para alavancar os resultados do seu negócio.

Milhares de empresas no mundo já estão dentro da internet, traçando e colocando em prática estratégias poderosas para crescer no mercado. O marketing digital é uma delas, de longe a mais eficiente. Para que o seu negócio possa crescer, comece a investir no marketing digital.

Pin It on Pinterest