De acordo com um estudo da Dentsu International e da Microsoft Advertising, mais de 77% das pessoas em todo o mundo dizem que, em cinco anos, só querem gastar dinheiro com marcas que praticam marketing sustentável. Além disso, 91% das pessoas querem que as marcas demonstrem que estão fazendo escolhas positivas sobre o planeta.
Então, as pessoas se tornam mais conscientes sobre sustentabilidade?
Isso mesmo! O Green Marketing é a resposta das empresas a esse fenômeno. Ou seja, a estratégia focada no desenvolvimento de ações sustentáveis e na melhoria de serviços e produtos que reduzam o impacto das mudanças climáticas.
- Como surgiu?
Essa estratégia ganhou força e importância nos últimos anos devido ao avanço constante do aquecimento global. Causando tristes consequências em diversas partes do mundo, como enchentes na China, escassez de água em reservatórios do Colorado e incêndios florestais na Amazônia.
- Consciência dos consumidores
Em detrimento desses e de tantos outros acontecimentos, os consumidores têm se tornado cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas ações e, principalmente, das ações das empresas. É o que diz o estudo realizado pela Microsoft Advertising e a agência Dentsu International:
“Os consumidores colocam os governos (51%), as empresas/marcas (43%) e a indústria publicitária (41%) à frente de si mesmos (36%) como responsáveis pela descarbonização dos anúncios. E responsabilizam as empresas pela forma como vivenciam a publicidade que consomem. ”
Portanto, as pessoas estão se tornando cada vez mais criteriosas em relação a:
O que eles compram, de quem eles compram e como isso afeta sua vida e o meio ambiente
Essas considerações são feitas pelo consumidor antes mesmo de decidir pela compra de uma solução e impactam diretamente as marcas. Já que 3 em cada 10 pessoas estão dispostas a pagar mais por alternativas mais sustentáveis de produtos e serviços.
Por isso o Green Marketing deve fazer parte da sua estratégia de marketing. Afinal, está diretamente relacionado à lealdade ao compromisso com o ambiente e chama atenção dos seus consumidores.
A sua mensagem deve conter esses 4 pilares
- Ecologicamente corretas;
Essa medida tem como objetivo fazer com que sua empresa, através de ações de Marketing Verde, tenha um perfil ecologicamente correto. Ou seja, usar materiais para o produto que sejam sustentáveis e tenham o menor impacto possível no meio ambiente.
- Economicamente viáveis;
Ser economicamente viável é a parte do Marketing Verde que permite que sua empresa sequer possa ser sustentável. Isso porque, não adianta ter ideias mirabolantes para ser mais econômico na sua empresa se você não puder bancar os custos dessas ações.
O ideal é planejar campanhas inteligentes com sua equipe de marketing que te permitam divulgar não só seus produtos e brindes ecológicos, mas também maneiras mais ecologicamente corretas de consumir e evitar o desperdício.
- Socialmente justas;
Para que sua empresa consiga isso, é preciso considerar que suas campanhas e produtos tenham um papel justo na sociedade. Ou seja, que cada ação seja culturalmente diversa, valorizando a diversidade de consumidores e também do tipo de materiais recicláveis utilizados. Devendo ser cada vez menos poluentes ao nosso planeta, completando assim sua missão social.
- Culturalmente aceitas
Por último e não menos importante, esse pilar representa o compromisso da sua empresa em aplicar medidas sustentáveis. Sendo assim, acolhidas culturalmente pelos seus funcionários e pelos consumidores.
Ser ecologicamente consciente não engloba só o tipo de material que você utiliza nos brindes personalizados, mas como sua mensagem chega no âmbito sociocultural do seu país. O Brasil é um país plural, de várias etnias e com rica fauna e flora. É preciso ter cuidado e perspicácia para fazer campanhas que conversem com as pessoas, sempre respeitando minorias e, é claro, o meio ambiente.
Além desses 4 pilares, sua organização deve se atentar a outras questões básicas do Marketing Verde, como
- Os 3Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar.
- E os 4 Ss: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social (Social acceptance, em inglês).
Investindo nestes aspectos, sua empresa irá não somente economizar energia e dinheiro nos processos produtivos e colaborar para um meio ambiente saudável, como também lucrar.
Por isso é fundamental que o marketing verde seja pautado em reais atitudes, e não somente um “discurso verde”.
Quais são as ações do Marketing Verde?
As ações do Marketing Verde na sua empresa devem ter como objetivo reduzir os impactos ambientais negativos na medida do possível e preservar o meio ambiente.
Para isso, é possível, por exemplo, substituir produtos que agridem o meio-ambiente por produtos que não agridem (ou agridem o menos possível).
Mas não só isso: os donos e fundadores da empresa também devem ter os valores e as atitudes alinhados com esse pensamento ambientalmente correto.
Uma vez que os principais representantes da empresa tenham incorporado esses valores, isso deve ser divulgado e repassado também para os funcionários e processos da empresa.
Após a transformação nas atividades da empresa e nas atitudes dos fundadores e donos, é possível apostar em brindes que incentivem ainda mais a sua mensagem.
Brindes personalizados ecológicos
Durante as suas campanhas ou em ações internas da sua empresa, uma boa estratégia é presentear seus clientes e colaboradores a fim de que comecem a agir de forma sustentável.
Como? Consumindo produtos ecologicamente corretos.
A Destak Brasil Brindes é líder em design inovador e sustentável para seus brindes personalizados que acompanham sua mensagem verde. Temos caneta sustentável, bloco de notas e caderno sustentável, chapéu de palha personalizados, chaveiro em bambu sustentável, pendrives etc.
O que esperar do Marketing Verde nos próximos anos?
Embora o exemplo prático desta estratégia seja específico para produtos físicos, ações sustentáveis também podem ser aplicadas no ambiente digital e devem ser uma prática a ser considerada já em 2023. Você pode, inclusive, inserir essa pauta na sua semana SIPAT.
De acordo com outros estudos recentes, mais da metade dos consumidores se mostraram preparados para mudar para marcas que adotam alternativas mais sustentáveis.
As 4 empresas mais sustentáveis no Brasil
- Natura Cosméticos
A Natura é uma empresa do segmento de perfumaria e beleza e sua estratégia de branding foca justamente em sustentabilidade. Praticamente todo o seu marketing é baseado em ser ecologicamente sustentável e reduzir impactos negativos na natureza.
Essa marca firma parcerias com produtores rurais para a exploração consciente e moderada de riquezas naturais do Brasil como a castanha do pará, erva doce, etc
- Unilever
A Unilever é uma multinacional que produz uma série de produtos e conta com marcas conhecidas por todo o Brasil.
Essa é uma das líderes mundiais quando o assunto é sustentabilidade e mensagem verde. Em relação ao meio ambiente, a Unilever trabalha para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa, também visa o melhor aproveitamento da água de modo geral.
Além disso, essa marca se preocupa com o tratamento dos resíduos nas águas e em como utilizar melhor os recursos agrícolas sustentáveis.
- Nestlé
A Nestlé é uma empresa multinacional do setor alimentício. Além de bem reconhecida do mercado, seu compromisso também é com a responsabilidade socioambiental.
De modo geral, a Nestlé mantém a ambiciosa meta de zerar o envio de resíduos na natureza e nos mares nos próximos anos.
A missão dessa marca quando se fala de marketing sustentável é encontrar alternativas de reaproveitamento para dos resíduos gerados na fabricação de seus produtos, reutilizando-os na produção dos mesmos.
- Samsung
A marca Samsung é conhecida pela qualidade de seus produtos eletrônicos, que são feitos com tecnologia de ponta.
Esta fabricante sul-coreana com atuação no Brasil é uma das marcas mais conhecidas da nossa lista. Tendo como missão sustentável agregar valor social às suas campanhas, gerando assim impacto direto não só em seus clientes, mas também funcionários e fornecedores.
A gestão sustentável desta marca tem como meta valores ecológicos integrados.
Ou seja, a cada venda de produto eles buscam uma ação integrada que vai fazer com que consumidores e colaboradores ajam de forma ecológica, preocupando-se com o descarte de produtos e no consumo mais moderado.
Mais que a mensagem, adota a prática!
É preciso ter cuidado ao adotar essas estratégias porque, mais do que uma mensagem, a sustentabilidade precisa ser praticada de forma transparente e de acordo com os valores da marca, para que discurso e ações estejam sempre juntos.
Brindes sustentáveis a forma mais prática de aplicar sustentabilidade
Se você gostou das nossas dicas para implementar o Marketing Verde na sua empresa, contate a Destak Brasil Brindes – O melhor lugar para personalizar brindes e ser sustentável!
Autor: Tiago Teixeira
CEO | CMO | Consultor de Marketing