Escolha uma Página

Você sabe o que é marketing promocional e como ele pode ajudar a alavancar o seu negócio? Com a utilização de estratégias poderosas você será capaz de aproveitar muito mais oportunidades no mercado.

Nesse artigo vamos abordar tudo sobre táticas, métodos, por meio de técnicas de ações de marketing promocional, para que você seja capaz de aplicar valor por meio da percepção do cliente. Vale a pena conferir o conteúdo, pois ele te permitirá atrair mais vendas e fidelizar mais negócios, de forma simples e eficiente.

 

O que é marketing promocional

O conceito de marketing promocional é muito amplo. Essa é uma parte do marketing repleta de sutilezas.

Marketing Promocional é todo esforço comunicativo da marca objetivando um aumento da percepção de seu valor perante seus clientes, ou consumidores, por meio de técnicas promocionais e nos pontos de contato para ativar a compra, estimular o uso, gerar a fidelização ou iniciar a experiência de seus produtos e serviços. Assim nos define a AMPRO – Associação de Marketing Promocional, no Brasil.

No entanto, um dos conceitos que mais se destacam é o que considera sendo o fator promocional fazer parte de uma estratégia de marketing. É o simples fato, de um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas com o propósito de construir uma marca, alavancar as vendas, conseguir mais clientes e fechar negócios.

Todos esses objetivos podem ser alcançados através da implementação dessa estratégia. É um dos caminhos mais eficientes para quem procura resultados rápidos e numerosos.

Numa maneira mais simples podemos definir que são, ações desenvolvidas e executadas para levar ao seu público-alvo os valores desejados pela empresa. Fazê-la conhecida e também reconhecida. Gerar interatividade e relacionamento com seus clientes e potenciais clientes para que futuramente ativem a compra. Resultando assim em incremento rápido em suas vendas e estimular uma constante experiência entre a empresa e seu público.

 

Mas como isso é feito?

O marketing e suas promoções se utiliza de estratégias e ações diretas, que atingem os clientes em potencial e incrementa a percepção, incentivando-os a participar do negócio. Podendo ser aplicado nas redes sociais, ou em diretamente em pontos de vendas. ou seja, no mundo online ou offline..

O marketing e suas promoções, não espera o cliente ir até a marca, ele leva a marca até o cliente. São estratégias para transmitir para um grande público os valores, ideais, diferenciais e qualidades da sua marca e da sua empresa.

Mas esse modelo de marketing não é invasivo. Muito pelo contrário, ele é altamente atrativo para o público-alvo, tendo em vista que desperta interesse através de sentidos, emoções e desejos.

Quer um conceito ainda mais simples? O marketing promocional consiste em fazer ofertas, dar descontos, oferecer brindes e outros truques para fisgar os clientes que estão em dúvida ou que ainda não conhecem o produto.

Sempre que uma empresa oferece uma amostra grátis, por exemplo, está explorando o marketing promocional. O mesmo pode ser dito das ofertas, promoções, brindes e sorteios.

 

Benefícios de um bom marketing promocional

Para quem deseja atrair mais negócios, as estratégias promocionais de um marketing bem feito, é a melhor alternativa e cada vez e mais buscado. Basta analisar os benefícios dessa estratégia para se dar conta de que vale a pena implementar.

Atrair novos clientes é um dos objetivos primordiais de qualquer empresa. Sem novos consumidores é praticamente impossível crescer no mercado. Mas como conseguir captar clientes para fechar negócios?

Para que a sua empresa consiga atrair negócios é fundamental que ela seja conhecida e reconhecida pelo público-alvo. O grande problema é que existem muita concorrência no mercado atual.

Como se destacar? A resposta é simples: levando o seu negócio até os clientes. O marketing promocional permite atrair clientes ao levar até eles os diferenciais da sua empresa.

Com estratégias simples você pode alcançar pessoas que talvez nunca escutaram falar do seu negócio. Muitas vezes empresas deixam de crescer no mercado justamente por não serem conhecidas.

Fazer ofertas, dar brindes e realizar sorteios, além de contribuir para atrair novos clientes e fechar negócios, vai contribuir para a fidelização. Conquiste uma caderneta maior de clientes e conte com eles para negócios futuros.

Em resumo, esses são os benefícios que você terá ao aplicar o marketing promocional:

  • Permite a captação de clientes
  • Ajuda a fechar mais negócios
  • Contribui para a fidelização de clientes
  • Torna a sua empresa mais conhecida no mercado
  • Aumenta o número de vendas

 

Estratégias de marketing promocional

Agora que você já sabe o que é marketing promocional e como ele funciona, está na hora de descobrir como aplicar na prática. Afinal de contas, quais são as estratégias que podem ser utilizadas para atrair mais negócios?

Para que você consiga resultados excelentes não basta conhecer tudo sobre marketing. É fundamental que consiga identificar as melhores estratégias com base no seu negócio.

Uma estratégia pode funcionar em uma empresa e não funcionar em outra. Tudo vai depender do estilo da empresa, dos produtos e serviços, do público-alvo e de vários outros fatores.

Por isso é importante saber escolher entre as diversas estratégias do marketing. Analisar sempre, as que levam seu cliente a ter uma melhor percepção de seu produto, quando exposto a uma promoção ou um benefício promocional. Buscando sempre aquela que pode gerar resultados reais para o seu negócio.

Vamos mencionar algumas das principais estratégias que podem ser utilizadas com a finalidade de atrair mais negócios. Elas geram resultados imediatos e numerosos, com grande impacto no mercado.

 

    • Ofereça brindes

      Uma das estratégias mais poderosas quando o assunto é marketing promocional é oferecer brindes. As pessoas amam receber um mimo, pois isso conecta o cliente com a empresa.

      Os brindes podem ser dados em duas etapas do processo de negociação: antes ou depois. Na fase inicial, o brinde serve para atrair o cliente. Na fase final, serve para fidelizar e conquistar de vez a confiança e preferência.

      Os brindes devem estar relacionados, de preferência, com o seu negócio. Devem despertar no cliente o interesse, trabalhando emoções positivas.


      Etapas para compra de brindes para ações de marketing

      planeje seu marketing promocional

      Para o profissional de marketing que executará a ação promocional, sendo
       este indiferentemente, do departamento de marketing interno, agência de marketing promocional, agência de publicidade ou empresas de merchandising. É primordial o planejamento da ação como um todo. Segue abaixo o gráfico das etapas para um bom planejamento de Marketing para ação na entrega de brindes personalizados.

 

    •  Período de experimentação

      Muitas vezes o cliente não fecha um negócio com medo de não gostar do produto ou serviço adquirido. Como ele não conhece, fica na dúvida e acaba não comprando.

      Para evitar essa situação, uma das estratégias do marketing é justamente a experimentação grátis. Trata-se de um período em que o cliente pode conviver de perto com o produto ou serviço sem ter que pagar nada por isso.

      Não existe nenhum compromisso nesse período. O cliente, ao final do “mês grátis”, por exemplo, pode optar por fechar ou não o negócio. Mas, agora que ele já conhece o produto ou serviço e todos os seus benefícios, as chances de comprar aumentam.

 

    • Faça Ofertas

      Diferente dos brindes, as ofertas são promoções especiais. Essa estratégia é muito popular no mercado, tendo em vista a sua eficiência. Em qualquer segmento comercial é possível perceber a utilização de ofertas.

      As ofertas consistem em promoções e descontos, que deixam o produto ou serviço mais atrativo financeiramente para o cliente. Basta dizer que o produto está saindo pela metade do preço, por exemplo, para que o número de clientes aumente.

      Mas atenção, alguns detalhes devem ser observados antes de aplicar essa estratégia de marketing aos produtos para atrair mais negócios.

      As ofertas devem ser feitas para produtos e serviços específicos, como um pacote de serviços, por exemplo.

      Além disso, elas devem possuir uma noção de urgência. Dizer que oferta vai durar até o final do mês ou apenas em uma data especial funciona muito bem.

      O importante é fazer com que o seu público-alvo corra para fechar o negócio, com medo de perder uma grande oportunidade.

 

  •  Realize Sorteios

    Por fim vamos falar de outra maneira simples de aplicar o marketing valorizando um produto para atrair mais negócios: fazendo sorteios. Uma estratégia simples e extremamente eficiente.

    Todo mundo gosta de tentar a sorte, principalmente quando não é preciso pagar nada por isso. Os sorteios são eficientes e geram um custo muito baixo para o empresário, tendo em vista a pequena quantidade de prêmios para um grande volume de concorrentes.

    Uma das grandes vantagens dos sorteios é que eles trabalham a curiosidade e o desejo dos consumidores. Eles anseiam por serem sorteados e receber o grande prêmio oferecido, que pode ser um produto da sua empresa.

    Aqueles que não são contemplados podem acabar se tornando clientes, pois já possuem o desejo de ter o produto ou serviço da sua empresa.

    Como você pode ver, existem muitas estratégias poderosas que podem ajudar a alavancar o seu negócio. O marketing promocional possui um grande poder quando o assunto é captação de clientes.

    Para atrair mais negócios, vale a pena implementar essas estratégias na sua empresa. Experimente na prática e confira os resultados aparecendo de forma rápida. O marketing promocionais, como um todo é um dos melhores caminhos para empresas que desejam crescer no mercado.

Pin It on Pinterest